27 de out. de 2011

Cartão SD como memória principal no Android


Esta dica é somente para quem tem o CyanogenMod 7. Aprenda como a instalar este mod em: http://contemcafeina.blogspot.com/2011/10/android-gingerbread-237-no-samsung.html

Apenas corrigindo uma etapa que eu havia esquecido:
Antes de qualquer coisa, devemos reiniciar o celular em modo recovery, ele vai entrar no ClockworkMod, agora vamos na opção advanced, em seguida vamos na opção Partition SD Card, e selecione o tamanho que deseja usar como memória principal (ext) e depois o tamanho da memória swap, está não é obrigatória, alguma pessoas que a utilizam afirmam que isso impede que um aplicativo feche do nada, eu não utilizo a swap e nunca tive esse tipo de problemas, mas isso fica a seu critério. Agora reinicie o celular e continue o processo!


Hoje vamos aprender algo muito útil, como todos sabem, o Samsung Galaxy 5, apesar de ser um ótimo celular, possui muito pouca memória interna, o que impossibilita a instalação e até mesmo o download de alguns aplicativos. Mas existe como corrigir isso, utilizando um aplicativo, que além de fácil, proporciona ótimo desempenho.


Vamos lá, primeiro de tudo, baixe e instale o aplicativo S2E (Simple2Ext) pelo Market neste link: https://market.android.com/details?id=ru.krikun.s2e&feature=search_result

Para esse processo será necessário comunicação com a Internet -seja por meio de Wifi, 3G ou pacote de dados.

Uma vez o aplicativo S2E instalado, vá até o menu do Android e selecione para abrir o aplicativo.

Na primeira vez de sua execução – será mostrada uma tela onde você deve permitir acesso ROOT para o aplicativo – Clique em “Permitir“.

Ao abrir o aplicativo, será mostrada várias “Boxes” para serem marcadas – porém MUITO CUIDADO! Nem todos devem ser utilizados, e uma vez feita “bobagem” será preciso refazer toda a instalação da ROM.

A) Abra o S2E, aperte o botão MENU do aparelho (primeiro botão esquerdo – o qual se parece com uma escada), selecione o menu -”Definições”. Marque a opção “Montar como ext4″. Em seguida reinicie o aparelho.

B) Após o aparelho ter sido reiniciado, entre novamente na tela principal do S2E e marque as seguintes opções como demonstrada nas imagens abaixo:


 Após marcar essas opções, reinicie o Android!

C) Para terminar, aconselho você a configurar o “Local de instalação” de aplicativos como “Automático“. Isso fará com que os aplicativos instalados sejam alocados na partição EXT ao invés de usar o espaço interno ou então diretamente a partição FAT32 do SD-Card.

- Acesse o menu do Android e vá em: Configurações -> Conf. CyanogenMod -> Aplicação

- Marque a opção: “Permitir mover aplicação”

- Clique na opção: “Local de instalação” e selecione: “Automático”.

Espero que tenha ajudado.

29 comentários:

  1. Cara, naum to conseguindo fazer, as opções estão bloqueadas, naum seleciona nenhuma delas
    Comofas?

    ResponderExcluir
  2. cara num funcionou vc pode me ajudar
    reinicei mas não deu permição

    ResponderExcluir
  3. Mesmo dando permissão superuser, não liberou a opção de marcar as caixas de seleção.

    ResponderExcluir
  4. Realmente, falha minha, antes de fazer qualquer coisa, é preciso entrar no ClockworkMod e particionar o cartão SD. Depois eu corrijo.

    ResponderExcluir
  5. mesmo sem fazer isso tem como passar as aplicaçoes para o cartao, nao???

    ResponderExcluir
  6. Entrei em Rom Manager, cliquei em particionar, ele baixou automaticamente um aplicativo do clock, e depois mim deu a opção de criar a partição ext, pena que só deu 512mb, mas ta bom...
    melhor doque usar a amemoria interna.

    ResponderExcluir
  7. O que é Swap? Aparece para escolher isso ao particionar o SD.
    Valeu pela dica>

    ResponderExcluir
  8. Como sei se ta instalando no cartao?

    ResponderExcluir
  9. Boa noite tentei também, mas as opções para assinalar ficaram desativadas. Segui os passos do colega Anônimo. Mas não consegui visualizar nenhuma mudança. Acho que falta informação nesta dica. Seria legal rever os passos caro Leu.

    ResponderExcluir
  10. blz fiz e perdeu a partução e num acha mais

    ResponderExcluir
  11. haha funcionou depois de particionar, mas fui tirar o cartão e acabei quebrando ele, agora vou ter que fazer no novo.

    ResponderExcluir
  12. Por Favoor Parceeiro
    Patiçioneei O SD E Agr Não Quer Voltar Ao Normal
    Como Faço Pra Ficar Normal Denovo

    ResponderExcluir
  13. eu esqueci de fazer um backup dos meus arquivos que tava no cartão SD e perdi tudo tem como restaurar? grato

    ResponderExcluir
  14. Amigo fiz o procedimento certo sobre fazer o cartão SD como memória principal mais agora fica a dúvida como reverter o processo?

    ResponderExcluir
  15. Por Favor Preciso de ajuda aqui eu fiz tudo certo Cartão SD como memória principal no Android ta pegando na boa Mais eu quero volta meu SD como era antes 2 GB agora só ta mostrando 1,3 GB como reverte esse negócio Help!

    ResponderExcluir
  16. Consegui Reverter o processo, se alguém ta com o mesmo poblema fica a dica, Entre no App S2E Desmarque todas as opções na primeira tela depois em Configurações dentro do app mesmo desmarque todas as opções OK feito isso aperta Reboot para reiniciar seu Celular, agora com celular reiniciado vai em Configuração>Armazenamento>Apagar Cartão SD mais antes fassa um Backup dos seus arquivos ok feito doto o procedimento conect o USB vai pedir para formatar seu SD novamente mais agora no pc e pronto voltando tudo como era antes Fica a Dica
    By: Douglas Fernands :D

    ResponderExcluir
  17. fiz tudo mas sumiu o market superuser e o rom manager como resolver isto?

    ResponderExcluir
  18. Akie Nao Sei Porque do nada dps que troquei minha rom (ka havia trocado antes dps que troquei de novo pra mesma) a conexão por satelite nao funciona (ou seja mesmo com chip nao recebe e nem faz ligaçoes ) e quando tento fazer isso aparece "Rede Movel Indisponivel"....E Ai HELP?

    ResponderExcluir
  19. Pra mim tb nao estava habilitando os check boxes, mas aí percebi que dava pau na hora de particionar, eu estava particionando com 4GB, presta atenção no texto que aparece, se nao aparecer direito, vai no meu de log para verificar, depois que vi isso particionei com 1GB e tudo funcionou!

    ResponderExcluir
  20. Fiz tudo certinho mas o Market parou de funcionar..

    ResponderExcluir
  21. Olá!!
    Realizei todos os procedimentos com absoluto sucesso!
    Agora tudo o que não instalava antes por falta de espaço está indo de boa.
    Valeu! Muito obrigado

    ResponderExcluir
  22. Leu, parabéns mesmo, meu G5 está maravilhoso, com a versão 2.3.7 e o S2E, nem parece meu lento Galaxy 5 mais!

    ResponderExcluir
  23. Cara voce ta de parabens deu tudo certo aqui

    ResponderExcluir
  24. Muito obrigado, deu tudo certo aqui, muito bom..

    ResponderExcluir
  25. carA MTO VLW MANO RESOLVEU MEU PROBLEMA DE ANONIMO DA OTRA PERGUNTA URRRU

    ResponderExcluir
  26. Se eu quiser aumentar o espaço que havia colocado é só refazer todo o processo?

    ResponderExcluir
  27. ah..como eu posso saber se deu certo ou não???
    como eu posso notar a diferença??

    ResponderExcluir
  28. pra mim funcionou, mas nao valeu a pena, fiou muito lento, bateria acaba super³³ rápida, trava o tempo todo. melhor compra um cell melhor.. falow

    ResponderExcluir
  29. super aprovado muito bom < Recomendo >

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós! Obrigado!